quarta-feira, 26 de março de 2014

Mãe D’água – Um pouco mais de atenção por favor!!


Nunca tinha ido no “ponto turístico” Mãe D’água aqui em Nova Olinda, no Ceará. Resolvi conhecer no último feriado.


Sempre ouvia falar muito do local. Que era bonito, tinha bastante verde, muitas árvores e tinha também ‘umas pedras’, de onde alguns jovens saltavam para dentro d’água.

Até ai tudo bem. O local de fato é muito bonito e tem as tais pedras de onde os jovens pulam. Gostei do lugar e recomendo a todos que quiserem conhecer um pouco mais sobre nossa rica Nova Olinda.

Porém tenho alguns comentários a fazer sobre o lugar, conhecido como um dos atrativos turísticos de nossa cidade.

- Um deles é a total falta de sinalização para se chegar ao lago. Existe uma trilha porém, muito precária e sem qualquer tipo de sinalização (Não sei se existe mais de uma trilha. Fomos pelo caminho mais conhecido que fica próximo ao bairro Terreiro Duro). Como é que se menciona um local como sendo de visitação turística, faz uma campanha ou divulgação, para que as pessoas conheçam o local, e não sinalizam os caminhos para se chegar lá? (perguntei a muitos novolindenses onde ficava a Mãe D’água e pouca gente conhecia a trilha). Por conta disso a ida foi um desbravamento.

- Outra coisa que observei foi o desrespeito com o meio ambiente. No local havia muita sujeira, como sacolas, embalagens de biscoitos, garrafas de plastico e vidros, espalhados. (será que os porquinhos de plantão, não poderiam usar o limitado cérebro para perceber que, na mesma sacola que ele descartou, poderia ser colocado o lixo que ele produziu para ser trazido de volta?).

- Tem outro ponto, esse ainda mais preocupante, (e ai vejo como descaso dos órgãos públicos competentes e como inércia dos frequentadores), que foi o desmatamento que ocorreu em um dos lados do Rio Cariús (que forma a Mãe D’agua) para criação de pastagens.

Enfim, nunca tinha ido ao local, como já disse. Gostei muito, é um lugar  bonito e bem interessante. Tem até uma historinha bonitinha, de uma tal de princesa Maara, que originou o nome do lago.

Mas é preciso muito mais do que historinhas bonitinhas em encartes com fotos - também bonitas, para promover o turismo regional e incentivar as pessoas a frequentarem lugares alternativos e interessantes como este. É preciso que os órgãos públicos responsáveis pela preservação e divulgação desses locais, se empenhem ainda mais para provocar nas pessoas, o interesse em conhecer os atrativos regionais que existem em nosso município.




Fica essa dica ai para a Secretaria de Cultura e Turismo Municipal, para a Prefeitura Municipal de Nova Olinda, para a SEMACE, IBAMA e para todos os visitantes que curtem trilhas e a natureza. Para que ajudem nossa cidade preservar, proteger as nossas riquezas naturais e atrair ainda mais visitantes, claro.