sábado, 23 de outubro de 2010

Sem “bolsa aluguel” moradores de São Mateus invadem prédios no Centro da Cidade

Por Aglécio Dias

Ocupantes de pelo menos dois dos quatro imóveis invadidos nas últimas semanas na região central de São Paulo são moradores da Zona Leste que tiveram benefícios cortados pela Prefeitura


Todas as familias têm direito a três refeições por dia

As mais de duas mil pessoas que ocupam a três semanas dois prédios no Centro de São Paulo, um na avenida Ipiranga e o outro na avenida São João, saíram de ocupações do Alto Alegre no Jardim Iguatemi em São Mateus depois de uma reintegração de posse e um acordo com a Secretária Municipal de Habitação (SEHAB) que ofereceu uma bolsa emergencial de dois meses para cada família, enquanto era negociado a desapropriação do terreno em que estavam.


De acordo com Cláudia Roberta do Movimento Terra de Nossa Gente (TNG) filiado ao Movimento Frente de Luta Por Moradia (FLM), que coordenou as invasões, passados os dois meses do “bolsa emergencial” oferecido, as famílias se viram novamente na rua e acabaram se refugiando no Viaduto do Chá no Centro da Cidade, foi quando mais uma vez receberam da SEHAB outro “bolsa emergencial” de novecentos reais, equivalente a três meses de aluguel, que segundo a militante foi o prazo dado pela Prefeitura para resolver a situação daquelas famílias.

Cláudia conta que passado esse período, sem nenhuma resposta por parte da Prefeitura, decidiram fazer a ocupação dos imóveis que estão abandonados há anos. “O problema é que eles só ouvem a gente, só recebem a gente quando a gente faz ocupação, daí eles vêm e ouvem as nossas reivindicações”, disse.

Maria do Planalto, outra militante do Movimento, contou que a maioria das famílias ali está dentro do “Parceria”, (acordo com a SEHAB no qual é disponibilizado trinta meses de aluguel até que suas moradias saiam). “Eles não cumpriram o acordo, por hoje estamos aqui lutando pelo direito a uma moradia digna”, comentou.

“É assim que a Prefeitura age com a gente, prometendo e não cumprindo, primeiro prometeram bolsa aluguel, depois que o terreno no Alto Alegre seria desapropriado, daí não teve a desapropriação do terreno, não teve o atendimento do “Parceria”, deram apenas um cheque de novecentos reais para cada família, mas o contrato com a administração pública não foi renovado e essas famílias foram outra vez despejadas. Então tivemos que ocupar aqui”, explicou Maria que comentou ainda a falta de interesse da SEHAB e da Prefeitura em resolver a situação deles. “O que falta é boa vontade, porque no caso do terreno do Alto Alegre por exemplo, já foi feito até a vistoria, só falta o presidente do CDHU assinar a desapropriação”, comentou.

“Todas essas famílias que estão aqui hoje são do Alto Alegre em São Mateus que simplesmente foram jogadas na rua, a polícia chegou lá quatro horas da manhã e colocaram a gente para fora na marra. Ou seja, a Prefeitura insiste em primeiro jogar as pessoas na rua, fazendo toda aquela barbaridade que fazem, e só depois é que fala em ajuda e por conta disso ficamos nessa situação”, desabafou indignada a militante.


Nenhum comentário: