sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estádio do Corinthians: melhorias para uns, incertezas para outros

Por Agjécio Dias

Moradores de três comunidades carentes próximas ao local onde será construído o Estádio Corintiano estão preocupados com o destino de suas famílias caso tenham que deixar o local onde moram
Com o anúncio da construção do estádio do Corinthians em Itaquera e o projeto de ampliação das avenidas da região para dar maior vazão ao trânsito caótico existente no local, muitos moradores das proximidades estão empolgados, acreditando que as coisas irão mudar para melhor na região após as obras, esse clima de euforia, porém não se reflete em todos, é o caso dos moradores das comunidades Vila da Paz, Nossa Senhora Aparecida e da Inácio Curi.
Para muitos deles a construção do estádio pode até trazer benefícios para região, mas também pode trazer muita dor de cabeça para quem vive nessas comunidades, pois acreditam que a área será desapropriada para a ampliação das vias e se o Estádio do Corinthians for mesmo receber a abertura da Copa 2014 ai sim é que terão de sair mesmo o quanto antes. “Nenhum governo vai querer uma favela como pano de fundo no cartão postal da cidade”, comentou Luciene Albuquerque moradora da Vila da Paz.
Segundo a moradora há anos existe um projeto de desapropriação da área onde está localizado a Vila da Paz que dará lugar a uma praça que faz parte do projeto de pavimentação do Rio Verde que está parado há quase um ano, mas até o momento não receberam nenhum comunicado referente ao futuro dos moradores que residem ali há quase vinte anos.
De acordo com moradores há seis anos foi feito um cadastro das famílias que viviam nas áreas que englobam as três comunidades que seriam transferidas para apartamentos da Cidade Tiradentes ou de São Mateus, mas ficou apenas nas inscrições, pois nunca ouve nenhuma resposta para o caso.
Ainda de acordo com os moradores há cerca de um ano eles receberam um informativo que dizia que a prefeitura havia recebido verba no valor de 200 milhões de reais para construir moradias para as famílias daquelas comunidades, mas foi usada pelo prefeito Gilberto kassab para outros fins. “Tivemos a informação de que 200 milhões de reais foram destinados para nossa comunidade e até agora o prefeito Gilberto Kassab não aplicou nada aqui, ele deve ter usado para outra coisa”, desabafou Antonieta da Conceição conhecida como Nica.
Os moradores comentaram que sempre vão à subprefeitura de Itaquera para obter informação sobre a situação deles e a respostam que recebem é sempre a mesma, a de que eles sabem que vão ter que sair, só não falam quando. “Nós sempre somos tratados com desrespeito quando vamos à Subprefeitura de Itaquera que nos falam que nós vamos sair daqui, mas não nos dizem quando nem pra onde, parece que nem eles sabem”, reclamou Luciene.
A construção do estádio pode ser uma esperança para os moradores finalmente sair daquela região, mas eles estão preocupados com o fato de, ao invés de receberem uma moradia digna, eles tenham que se submeter a uma “bolsa aluguel” ou “auxilio moradia” enquanto não se resolve para onde mandá-los como tem acontecido com muitas famílias nos últimos meses que tiveram que abandonar os locais onde moravam por conta de riscos como incêndios ou enchentes, mas nunca receberam a tão prometida casa própria. “Não adianta a prefeitura vir com ‘bolsa aluguel’ ou outro tipo de ‘engana trouxa’ pra cima da gente não. Se for pra sair daqui a gente sai, mas para uma moradia decente e que seja nossa”, desabafou a moradora da Vila da Paz.

Nenhum comentário: