quarta-feira, 3 de julho de 2013

Servidores públicos não poderão ser ‘ficha suja’, diz Senado



O Senado aprovou nesta terça-feira (2) a exigência de ficha limpa para o ingresso no serviço público, seja em emprego, cargo efetivo ou cargo comissionado. A ação valerá para os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e nas esferas federal, estadual e municipal. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Com a medida, estarão impedidos de assumir cargos públicos aqueles que estão em situação de inelegibilidade em razão de condenação ou punição de qualquer natureza, na forma da Lei da Ficha Limpa, como crimes contra a administração pública, crimes eleitorais e crimes hediondos. O prazo dessa inelegibilidade é de oito anos.

Durante a votação, o líder do PMDB no Senado e relator da proposta, Eunício Oliveira (CE), apresentou um substitutivo em que ampliou a vedação para servidores efetivos – inicialmente a proibição era apenas para ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança.

“A Lei da Ficha Limpa representou significativo avanço democrático com o escopo de evitar a participação, em cargos eletivos, de pessoas que não atendem às exigências de moralidade e probidade. Do mesmo modo, a adoção da ficha limpa na nomeação de ocupantes de cargos efetivos, em comissão ou de funções de confiança no serviço público, como ora se propõe, contribuirá sobremaneira para extirpar da administração pública aqueles que cometem ilícitos envolvendo o dinheiro e os demais bens públicos”, argumenta o senador, no seu parecer.

O defender sua proposta no Plenário do Senado, Eunício disse ainda que somente com medidas dessa natureza é que se poderá resgatar a eficiência, a moralidade, a transparência, a responsabilidade e a impessoalidade na administração de bens, valores, serviços e recursos adquiridos com o suado dinheiro dos contribuintes brasileiros. “Ninguém suporta mais assistir a frequentes e degradantes espetáculos de enriquecimento ilícito e de lesão ao erário público”.

Ainda terá que passar pelo Câmara Federal, mas se for aprovada, a medida, com certeza fará um grande estrago nos planos de muita gente, principalmente àqueles com problemas na justiça e que vivem, infiltrados como sanguessugas  no poder público, mudando de cargo à cada administração, fugindo de punições pelos seus crimes cometidos contra a administração pública.

Com a nova lei, não vão poder assumir ou permanecer no cargo, por exemplo, ex-vereadores que, por se enquadrarem na Lei da Ficha Limpa, não puderam se candidatar a vereador na última eleição, e hoje estão em outros cargos públicos como secretários e coordenadores.

Depois de aprovada resta à população continuar de olho, ajudando a fiscalizar e cobrar dos administradores e órgãos competentes, o cumprimento da lei.


Fonte: Agência Senado


Nenhum comentário: