quarta-feira, 24 de novembro de 2010

XV de Novembro realiza festa em comemoração aos 84 anos do bairro

Por Aglécio Dias

Comemorada há mais de cinquenta anos a tradicional festa atualmente é realizada com ajuda de empresários, comerciantes e moradores locais e a cada ano recebe mais participantes

As comemorações que acontecem desde a década de sessenta, na época dos militares, onde eram realizados shows de pára-quedismo e apresentações do exército, da marinha e da aeronáutica, foi resgatada nos anos oitenta pela comunidade que buscava com isso principalmente ter uma mobilização popular para conseguir melhorias para o bairro.

O evento que teve a colaboração da Subprefeitura de Itaquera e da CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) contou com apresentações de danças e desfiles dos alunos de escolas da região que levaram para rua temas como o meio ambiente, o aquecimento global, a diversidade social e a Copa do Mundo 2014. Entre outros atrativos como distribuição de pipocas e algodão doce, as crianças se divertiram nos brinquedos distribuídos pelo local e concorreram a sorteios de bicicletas.

Para Eduardo Pinheiro Borges - vice-presidente da Associação dos Lojistas e Moradores do XV de Novembro e do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste essas melhorias começaram com a criação da avenida Nova Radial Leste, mas que “não parou por ai” porque de acordo com ele o que a comunidade quer é um desenvolvimento melhor para a população procurando melhores empregos e mais geração de renda.

“O que a comunidade precisa verdadeiramente á a retomada das obras da Radial para revitalizar os comércios e fazer a ligação entro os dois lados (o XV de Novembro e a Vila Progresso que são separados pela Radial). Se não acontecer isso o bairro não se desenvolve”, comentou.

Para a líder comunitária Doquici Iwama o bairro só vai “respirar” com o final das obras da Nova Radial que ainda não tem alças de acesso, como passarelas e ligações com saídas para outros bairros.

“Sem as alças de acesso e sem as passarelas os bairros não crescem economicamente nem comercialmente e não consegue respirar porque não tem um elo entre eles”

Ela comentou ainda que a festa de aniversário do XV de Novembro é um ato cívico onde a cada ano a comunidade tenta melhorar. “Não é só uma simples festa, mas uma forma de reivindicação, uma forma de fazer um trabalho social e cobrar ações das lideranças que participam desse evento todo ano”, concluiu.

Nenhum comentário: