segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Brasileiro "Ainda Orangotangos" vence o Festival de Milão

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Diretor gaúcho Gustavo Spolidoro conquistou o Festival de Milão com seu plano-seqüência
da Folha Online


O longa-metragem de estréia do gaúcho Gustavo Spolidoro e o primeiro em plano-seqüência do Brasil, "Ainda Orangotangos", venceu na categoria de melhor filme do 13º Festival de Milão, na Itália. O prêmio foi entregue no último sábado (20).
O júri do festival justificou a escolha da seguinte forma: "Pela aposta estilística em um único plano-seqüência de 81 minutos, brilhantemente resolvida, unindo vidas em fragmentos, algumas vezes angustiantes outras poderosas, em um fluxo visionário de tensões continuamente surpreendentes".
O longa brasileiro concorreu com filmes como "El Asesino entre Nosotros", de Daniel Benavides; "La Sangre Brota", de Pablo Fendrik; "Ballast", de Lance Hammer; "Fujian Blue", de Weng Shou-ming; "Slow Mirror", de Igor e Ivan Buharov; "Peace with Seals", de Miloslav Novak; "Involuntary", de Ruben Ostlund; "Mermaid", de Anna Melikyan; e "Lost Holiday", de Lucie Krávolá.
"Ainda Orangotangos" é uma adaptação de seis contos do livro homônimo do escritor gaúcho Paulo Scott e foi produzido pela Clube Silêncio. Em 81 minutos de plano-seqüência, o longa mostra 14 horas de um dia de verão na vida de 15 personagens em Porto Alegre.

Nenhum comentário: