sábado, 11 de setembro de 2010

Casas ameaçam desabar em são Mateus e a população já não sabem mais a quem recorrer


Moradores reclamam que a mais de um ano a defesa civil foi ao local onde as casas correm o risco de desabar, mas até agora a Subprefeitura local permanece indolente ao assunto.


Época de chuva é sempre preocupante, principalmente para que mora em áreas de risco de deslizamento, com córregos a céu aberto e bueiros entupidos que provocam transbordamentos e inundações, com ruas esburacadas, mato alto, postes sem iluminação, dificuldade ao acesso a transporte publico, entre ouras dezenas de coisas. Por incrível que pareça todos esses problemas são realidade numa mesma região, entre as Comunidades do Tanque e Riacho dos Machados em São Mateus.
São tantos os problemas que não daria para falar de todos neste espaço. Porém um deles tem deixado os moradores muito preocupados ultimamente. É o caso de um sobrado localizado junto a uma escadaria na rua Carbonita com Porto de Mendes, entre as duas comunidades. A casa de dois andares está localizada próxima a um barranco um pouco acima de outras casas que podem ser soterradas caso o imóvel venha a ruir.
Morador a mais de trinta anos no mesmo local o aposentado Lourival José Vieira é dono de uma dessas propriedades que corre o risco de ser soterrada. “Aqui é um perigo eminente. É uma falta de respeito como o contribuinte que paga seus impostos, eu pago IPTU e não tenho uma resposta quanto a esse problema que põem e risco toda minha família”, desabafou.
Antônio Carlos um dos moradores que está com o muro de sua casa com rachaduras diz que a situação ali não é fácil, mas que com um pouco de atenção e competência as coisas até que poderiam ser resolvidas. “Esse é o momento de arrumar isto aqui, por que não está chovendo”, disse.
“A população daqui é discriminada, nem os médicos querem vir trabalhar pra esses lados, ninguém nos dá uma resposta satisfatória”, disse Lourival Bezerra da Silva, outro morador indignado que informou ainda que a Defesa Civil já foi até o local já fez um levantamento e agora só depende da Subprefeitura tomar as providências.
Essa preocupação dos moradores não é por menos, afinal o que se pode ver naquele local é uma tragédia anunciada que pode vir a ser concretizar a qualquer momento, sem que nenhuma autoridade se responsabilize pelo caso. “Eles vem aqui simplesmente para falar que vão votar depois e enquanto isso nós ficamos nesta apreensão o tempo todo” finalizou Antônio.
A subprefeitura de São Mateus por meio de sua assessoria informou que pelo fato de o terreno em que está localizado a casa ser de propriedade privada, a responsabilidade em fazer o muro de contenção do imóvel é do próprio dono e afirmou ainda que já foram tomadas todas as providências necessárias de acordo com a legislação em vigor com a autuação do processo sobre aquele caso.


Aglécio Dias

Nenhum comentário: