terça-feira, 7 de outubro de 2008

Lula marca para a próxima semana reunião para definir sua participação no 2º turno

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir o conselho político que apóia o governo --integrado por ministros e parlamentares da base aliada-- na próxima semana. A idéia de Lula é fechar com os aliados os lugares em que irá participar direta e indiretamente das campanhas eleitorais no segundo turno das eleições.
Nesta segunda-feira, o presidente avisou que não subirá em palanques em que partidos adversários disputam votos.
Lula tratou dos resultados das eleições municipais durante a reunião do conselho político, na qual o principal tema foi a crise econômica internacional. Durante a conversa com os ministros e parlamentares, o presidente comemorou o êxito dos partidos aliados e ironizou com a perda de prefeituras pelos adversários.
O líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), disse que Lula comentou que PSDB, PPS e DEM foram os principais derrotados no primeiro turno das eleições municipais. "O PSDB, DEM e PPS devem estar preocupados porque perderam muitas prefeituras, enquanto os aliados ganharam", disse.
De acordo com o deputado Gilmar Machado (PT-MG), o presidente pediu para que o tema eleições fosse deixado para a próxima semana para que os parlamentares se concentrassem na discussão de medidas para conter um eventual contágio da crise econômica internacional.
A reunião do conselho durou cerca de três horas, com a participação do vice-presidente José Alencar, os ministros Guido Mantega (Fazenda), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Dilma Rousseff (Casa Civil), além dos líderes do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), e representantes dos partidos que apóiam o governo na base aliada.

Nenhum comentário: