quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Obama compra meia hora na televisão


Fonte: Carta Capital

Nesta quarta-feira os telespectadores que estiverem sintonizados em três das principais redes de televisão dos Estados Unidos -- NBC, CBS e Fox -- assistirão a um infomercial de meia hora sobre a candidatura de Barack Obama.Só o bilionário Ross Perot tinha se dado ao luxo de comprar horário nas redes comerciais do país para divulgar sua campanha, na tentativa frustrada de se eleger como candidato independente.Mas Obama baterá o recorde de gastos em comerciais de TV quando a campanha acabar, na semana que vem: 230 milhões de dólares. Antes, o presidente George Bush era o recordista com 188 milhões.Nos Estados Unidos não existe o horário eleitoral gratuito. Os candidatos compram espaço comercial geralmente nos estados em que se consideram capazes de vencer. Assim, há muitos comerciais no ar na Flórida (que tem direito a 27 votos no Colégio Eleitoral) e quase nenhum em Nova York, já que nesse estado é certa a vitória democrata.O objetivo da campanha de Obama é tranquilizar os telespectadores na reta final. Esse é o momento em que os indecisos finalmente pulam do muro. Para o republicano John McCain, que gastará cerca de 130 milhões de dólares na TV, a disputa é desigual. Para cada comercial que ele coloca no ar há três ou quatro do adversário.
As pesquisas nacionais demonstram que McCain ainda tem chance de vitória, mas produzir uma virada gastando muito menos fica cada vez mais difícil.
Nos dois estados sem os quais McCain não será eleito -- Flórida e Ohio -- Obama tem uma vantagem razoável.
Na Flórida, que garantiu a vitória de George W. Bush em 2000, além de atacar na TV Obama conta com os importantes apoios de Bill Clinton e da ex-primeira dama Hillary.
O bloco de eleitores hispânicos e da comunidade judaica de aposentados sempre decidiu as eleições da Flórida em favor dos republicanos. Dessa vez há fortes indícios de que será diferente.

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