sábado, 18 de maio de 2013

Copas e exploração sexual – Somos apenas expectadores?


Texto: Aglécio Dias



Em tempos de copas e olimpíadas o Brasil e muitos brasileiros estão preocupados em “fazer bonito” nesses eventos esportivos, visando muito mais os lucros e o olhar do Mundo que se voltam para as “Índias” de Cabral.

Que os lucros e olhares serão muitos isso é inegável. Porém nem sempre é fácil agradar o “refinado” gosto estrangeiro, portanto medidas vem sendo tomadas para que sejamos o mais acolhedor possível. Pode até ser que consigamos, com muito esforço, mostrar que somos capaz de realizar grandes eventos. Nesse desafio muita coisa será sacrificada, afinal tudo tem um custo e como sabemos, alguns pagam mais que outros. Sempre foi assim.

Olhando por outro lado é importante que passemos por essa fase, pois os obstáculos que o país enfrentará daqui até 2016, quando acontece as Olimpíadas, servirá para mostrar alguma competência, mas também revelará que nos manteremos como um país emergente por muito tempo (sugiro pesquisar no Google a palavra emergente).

Não quero ser injusto, é evidente que muitas das obras de melhorias ficarão por um bom tempo, e isso já será um progresso, porém sabemos que o interesse maior é sempre agradar os de fora. Dai eu pergunto: E nós aqui dentro? E as melhorias de interesse da grande massa? Aquela massa que não se beneficiará com essas estruturas? Continuará recebendo as poucas migalhas que caem do grande montante?

Bom, são tantos assuntos para comentar, mas queria tocar apenas em mais um. Hoje dia 18 de maio, é celebrado o Dia de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Primeiro que não entendo por que celebrar algo tão negativo. (pesquisar a palavra celebrar) Penso que deveria ser dito: “A data de hoje representa o dia tal” ao invés de “na data de hoje é celebrado o dia tal”. Mas enfim...

Durante essa semana vi em alguns veículos diversas matérias falando dessa data. Vi estatísticas, li críticas aos governos etc. Tudo bem, todas as manifestações são válidas. Porém ao ver isso me veio uma pergunta: Será que somos tão acomodados assim e só nos manifestamos sobre alguns assuntos em uma data específica?



Toda e qualquer pessoa com um mínimo de decência e moral sabe que  exploração e abuso sexual contra crianças e adolescente é um problema histórico em nosso país e que aparentemente tem se agravado. Antes os casos eram mais comuns nos chamados “grotões” do Brasil, hoje em toda parte.


Essa data, junto com as campanhas contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes, deveria ser marcado também por atitudes, não só de entidades ligadas ao tema, mas por toda população. Não apenas com discursos e segurando bandeiras, mas com denúncias, buscando conhecer a realidade de cada região, cobrar dos órgãos competentes, mas também ajudar esses órgãos fazer seu trabalho. Não adianta ficarmos em nossa zona de conforto assistindo tudo pela TV e postando frases bonitas nas redes sociais.


Ou será que estamos tão encantados, esperando pelas “maravilhas” que os visitantes do Admirável Mundo Novo irão nos trazer daqui até 2016?


Serviço
Para denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ligue: 100

Nenhum comentário: