domingo, 5 de maio de 2013

Prefeituras do Ceará no alvo das investigações contra crimes de peculato

Foto: Blog do Alberto Marques
Texto: Aglécio Dias


Uma matéria veiculada nao jornal O Estado e São Paulo de hoje mostra que o estado cearense é campeão em processos contra maus gestores públicos. Segundo a reportagem dos cerca de 1,3 mil presos por peculato - quando há desvio de verbas ou bens públicos -, 813 são do Ceará. Além de presos esses gestores tiveram seus direitos políticos cassados e foram condenados a devolver os valores corrigidos aos cofres públicos.
As operações para prender maus gestores contam com apoio da, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e vem atuando em todo Estado, onde vem acontecendo prisões de prefeitos, secretários e outros servidores.
A reportagem chama de “Matriz de Risco”  os 142 munícipios - de um total de 184 -, em que os gestores municipais não se reelegeram ou não conseguiram eleger seu sucessor.
A matéria lembra um caso muito conhecido no estado o “escadalo dos banheiros” onde recursos estaduais destinados à construção de kits sanitários em cidades cearenses foram desviados, o que resultou no afastamento do então presidente do Tribunal de Contas do Estado, Teodorico Menezes. De acordo com o MPE, os atos de improbidade administrativa do caso envolveram recusros da ordem de R$ 2 milhões.

Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: