sexta-feira, 24 de maio de 2013

Governo do Ceará gastou apenas 23% do orçamento contra seca



Foto: Aglécio Dias
Em um artigo que postei aqui dias atrás, falei da indústria da seca e de como os governantes aparentemente não estão nem ai para o problema  Hoje, em matéria do jornal O Povo, vejo que meus argumentos parecem estar um pouco corretos. Segundo a matéria, assinada por Hébely Rebouças e Giuliano Vandson, o governador Cid Gomes gastou apenas 23% do valor previsto para combater os efeitos da estiagem em 2012. O resultado disso todos estamos vendo.

Segundo parecer do Ministério Público de Contas (MPC), dos R$ 874,9 milhões previsto no orçamento, foram gastos apenas 199,9 milhões. Foi o menor índice de execução orçamentária verificado pelos técnicos do Tribunal de Contas do Ceará (TCE).

Entre os problemas apontados pela Controladoria Geral do Estado, está a construção de cisternas  que eu já havia comentado em um outro texto. De acordo com o órgão o número de cisternas construídas ficou bem abaixo do projetado.

Diante desses dados abre - se uma discussão: Se o problema  da seca é algo corriqueiro no Ceará, e se tem um recurso para ser investido para pelo menos amenizar a situação, por que esse recurso não é gasto? Ou será  que o governador do Estado esperava acabar com a estiagem e os agravantes provocados por ela com uma varinha de condão, ou caduceu, como chamavam os gregos?


Nenhum comentário: