segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lei para criar novos municípios pode ser votada dia 4

Dos 410 distritos espalhados pelo país e que podem se tornar municípios, 30 ficam no Ceará

Está previsto para o próximo dia 4, a votação do projeto de lei complementar que transfere o poder para as Assembleias Legislativas criarem novos municípios por todo país. A ação poderá abrir espaços para emancipação de cerca de 410 distritos. Destes, 30 ficam no Estado cearense.

A votação da lei, que já foi adiada pela terceira vez, também gera polêmica, pois alguns cálculos apontam que, para criação dos 410 novos municípios, serão gastos R$ 8 bilhões por ano, somente com despesas com estrutura administrativa.

A Frente Nacional de Apoio à Criação de Novos Municípios, acredita ter o apoio de pelo menos 350 parlamentares e dizem existir um movimento nas Assembleias para que se crie, pelo menos, 250 cidades.

Enquanto uma reportagem do jornal O Globo classifica a criação desses novos municípios de farra das 410 cidades, o presidente da Confederação dos Municípios, Paulo Ziulkoski, entende que a emancipação dos distritos é um caminho para o desenvolvimento. ''A aprovação da lei é importante. Os melhores indicadores do Brasil estão nos pequenos municípios. A criação de novas cidades nos últimos anos contribuiu para isso. O Brasil tem espaço para a criação dessas novas unidades, principalmente no extremo Norte'', observou.




Fonte: Ceara Agora


Nenhum comentário: