domingo, 5 de maio de 2013

Seca provoca desempregos e reduz lucros no Nordeste


Foto e texto: Aglécio Dias

Segundo especialistas a seca que desde 2011 assola o Nordeste brasileiro é a maior em 50 anos e já causou o prejuízo de mais de R$ 3, 6 milhões em perdas diretas nas lavouras da região. De acordo com o economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Natal Ademir Freire, esse prejuizo pode ser bem maior, R$ 6,8 bilhões, se fossem computados os efeitos da perda de quase 5 milhões de gado entre 2011 e 2012.
Outra consequência dessa seca é a queda considerável no número de empregos no campo - a maior nos últimos dez anos. Nas áreas afetadas o número de pessoas que trabalhavam na roça caiu pela metade, segundo dados do Instituto.
No Ceará, onde a maioria das cidades estão em estado de emergência devido à estiagem, a produção agrícola caiu de 1,9 milhão de toneladas para 230 mil toneladas. Em apenas 30% das áreas propicía ao plantío tem algum tipo de plantação, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo.
Num contexto geral a pecuária nordestina teve uma redução estimada de 16,3% no rebanho que era de 29,6 milhões em 2011. Segundo o Embrapa Semiárido, o setor pode demorar até dez anos para se recuperar desse baque da estiagem.

Fonte: Folha de São Paulo e IBGE.

Nenhum comentário: