sábado, 4 de maio de 2013

Sustentabilidade, ainda um sonho no Cariri


Muito se tem ouvido falar  pelo Mundo a fora sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente, energia limpa e renovável e blá blá blá... No Cariri não é diferente, nem no discurso nem na maioria das ações.
Essa semana estive no sítio Riacho Fundo, munícipio de Nova Olinda, para fazer umas fotos de uma nascente exietente ali, e que tempos atrás era uma grande atração para visitantes. O local ainda é frequentado por muitas pessoas, que vão até o local para lavar roupas, tomar banho e, pelo visto, namorar e beber... muito.
Até ai tudo bem, o local é umam ótima opção para tudo isso, o problema são as consequências provocadas por muitos desses “frequentadores”.
Garrafas de bebidas espalhadas pelo chão, e muito lixo, principalmente plásticos, amontoados ao lado da “bica” em plena área de preservação da Chapada do Araripe.
Como uma parte da vegetação, um pouco antes de chegar na “bica”, estava roçada e parte do lixo junto em um canto, acredito que ainda tenha pessoas preocupadas em manter o local assessivel e limpo, porém os tais dos programas de educação ambiental, de preservação etc, ainda está longe de ser uma realidade no Cariri. Infelizmente

Um comentário:

Erica disse...

Sustentabilidade,é ação concientização e isso você mesmo pode fazer, coloca placas PRIBIDO JOGAR LIXO. Fax um grupo de pessoa e começa a concientizar sobre a degradação de cada objeto jogado no ambente, principalmente nas margens dos riachs, rios, etc. Coloca cestões ou baldes que vc pode conseguir por doações com comerciantes do local, faz companha nas escolas. è assim que se começa o processo de SUSTENTABILIDADE. Em você com você.- Érica